Você pode ser um novato em tecnologia ou expert no assunto, mas provavelmente já passou por uma situação em que precisa de informações detalhadas sobre um computador, o mais rápido possível. Seja para dizer ao suporte técnico qual o modelo de sua placa-mãe ou ter uma estimativa da temperatura dos componentes sem precisar de muitos malabarismos.
Speccy, dica preciosa do Addictive Tips, faz esse raio-X de hardware muito bem, e de maneira rápida. Ele detalha informações de sistema operacional, memória, processamento, gráficos, periféricos, drives e tudo mais. Assim, você vai ficar sabendo data e hora em que seu Windows foi instalado, IP da sua conexão, temperatura estimada do processador e vários outros detalhes – sem precisar abrir o computador ou sair procurando menus de informação pelo Windows.
Na imagem acima, uma triste e revoltante realidade: processador esquentando muito, mesmo com pouca atividade em andamento (dois navegadores, um editor de imagens…). Para tirar a dúvida, usei o Open Hardware Monitor, que também indicou as temperaturas elevadas. O próximo passo, então, é desligar tudo isso e abrir a máquina – pelo menos para melhorar a ventilação até que eu encontre a causa do problema.