terça-feira, 28 de maio de 2013

Venda de tablets irá superar a de PCs em dois anos, prevê consultoria





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Os tablets irão superar as vendas de notebooks, ultrabooks e outros computadores portáteis ainda neste ano, devido ao declínio do mercado de desktops. Em todo o mundo devem ser vendidos 229,3 milhões de tablets em 2013, 58,7% a mais do que o comercializado em 2012, segundo o relatório divulgado nesta terça-feira (28).
Já o mercado total de PCs (desktops e portáteis) será ultrapassado em 2015. A consultoria reviu sua previsão de vendas de PCs para este ano. A estimativa de queda era de 1,3% no volume de vendas; agora é de 7,8%. Devem ser vendidos 322 milhões de PCs em 2013.
Segundo Reith, “a ultrapassagem dos tablets marca uma significante mudança no comportamento do consumidor em relações aos dispositivos, aplicações e o ecossistema que o sustentam”.“O que começou como um sinal de tempos difíceis da economia rapidamente se tornou em uma mudança de todo o paradigma da computação global com o mobile sendo o beneficiário principal”, disse Ryan Reith, diretor do programa de análise de mobilidade da IDC.

Para a IDC, os PCs continuarão fortes apenas para o mundo corporativo. A consultoria estima ainda que a participação dos países emergente crescerá cada vez mais para os fabricantes de PCs.
Se em 2012, esses mercados respondiam por 58,8% do total das vendas mundiais, em 2017, serão responsáveis por 63% do total de aparelhos comercializados. Este ano, chegarão a 60%, prevê a consultoria.
Tablets mini
Depois de a Apple lançar o primeiro

tablete em 2007, as empresas caminham para oferecer aparelhos a baixo custo. Em 2013, o preço de venda deve cair 10,8% para uma média de US$ 381,00, ao redor do mundo. Em comparação, os PCs custam quase o dobro, US$ 635.
Segundo a IDC, mesmo entre os tablets, uma mudança está em curso. Aparelhos como o iPad tradicional, com tela de 9,7 polegadas, tendem a perder espaço para dispositivos com displays menores, como o Galaxy Tab (Samsung), iPad mini, Kindle Fire (Amazon) e Nexus 7 (Google/Asus).
Enquanto os grandinhos dominavam o mercado em 2011, com 73% do mercado, devem ter sua fatia reduzida para 43% em 2013, prevê a IDC. Com isso, os tablets menores assumirão a ponta com 55%.


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